Entrevista exclusiva com Benjamin Back do Estadio 97

Em busca de trazer coisas novas para os leitores do portal A Ilha do Metal decidimos ir atrás de coisas inusitadas e mostrar que o metal está espalhado em todo lugar. Com exclusividade, entrevistamos o cronista esportivo e um dos ancoras do programa Estádio 97 da 97 FM, Benjamin Back, que mostrou toda sua paixão pelo Iron Maiden e outras tantas bandas de Heavy Metal e Classic Rock, alem de dividir diversas curiosidades.

A ideia original seria apresentar a entrevista em vídeo mas infelizmente por problema no áudio em alguns arquivos colocamos a entrevista/conversa sobre Rock nas linhas abaixo, e veja que tem muito mais gente que gosta de Iron Maiden além de você amigo leitor. 

A ILHA DO METAL-) Oi Benja, muito obrigado e seja bem vindo A ILHA DO METAL, como temos muitos leitores fora da capital paulista, gostaria que você se apresentasse.

BENJAMIN BACK-) Bom sou um dos locutores do programa Estádio 97 há 12 anos além de colunista do Lance! há 10 anos, além de todas redes sociais, facebook, twitter, instagram.

benjamin-back-a-ilha-do-metal-04

A ILHA DO METAL-) Você fala muito de Rock no Estádio 97, e gostaria de saber como o Heavy Metal surgiu na sua vida e depois como conheceu o Iron Maiden?

BENJAMIN BACK-)Eu comecei tocando bateria, em um conservatório com bandas de amigos, tocavamos no FICO,(Festival de bandas do Colégio Objetivo), ia em vários lugares de Rock que tínhamos em são Paulo como  Aeroanta, Carbono 14 entre outros, ai conheci o Rush e Neil Peart, e logo depois comprei meu primeiro LP que foi um do Peter Frampton, depois o Creatures of the Night do Kiss. Eu cheguei a ir no Quiet Riot no Corinthians, com abertura do Robertinho de Recife com seu Metal Mania. No Venon e Exciter no Canindé.

A ILHA DO METAL-) O que você escuta no seu dia a dia?

BENJAMIN BACK-)Vixe, eu escuto de tudo um pouco, escuto muito Iron Maiden, AC/DC, Motorhead, Saxon, Pantera, Sabbath, Metallica (até o …And Justice For All) e muita coisa além do Metal, Led Zeppelin, eu não considero Metal, assim como o Deep Purpple, acho mais Rock ‘n’ Roll que metal, depende do dia e do que estou indo fazer…Gosto muito também de Made In Brazil, Tutti-Frutti….

benjamin-back-a-ilha-do-metal-13

A ILHA DO METAL-) Você é um Maidenmaniaco e Corintiano, e vários amantes de futebol e Heavy Metal dizem que os fãs de Iron Maiden são como os corintianos que só enxergam Iron Maiden e não outras bandas. O que acha dessa opinião?

BENJAMIN BACK-)Eu concordo com muita coisa em relação a isso mas não na totalidade, concordo que ir ao show do Maiden parece como ir de camisa ao estádio, vibrando, quando o Iron toca The Trooper parece que foi um gol, mas discordo quando no Heavy Metal você pode conhecer outras grandes bandas que merecem tanto respeito quanto o Maiden. E mais, quando vou no show do Iron quero ver lá de baixo bem de perto…inclusive em uma das últimas apresentações por aqui quem estava por lá eram o Casão (Casagrande, ex-jogador), o Solito, Soltinho, O Bruno, goleiro do Palmeiras, um rockeirasso…..

A ILHA DO METAL-) Na passagem do Somewhere Back in Time Tour pelo Brasil em 2008 você escreveu uma baita matéria quando participou de um jogo junto a banda e tão acostumado a estar junto de estrelas de futebol, vi que você fez a matéria como um fã, como foi aquele dia?

BENJAMIN BACK-)Foi animal…Eu fui convidado pela gravadora E.M.I. e na época até perguntei quando e quanto era e no dia o Steve Harris não aguentava mais me ver, eu parava ele e pedia um autografo, pedia para tirar fotos todo momento, literalmente eu atormentei ele, e não percebi que o Lance! estava fazendo uma matéria, depois chegou um email pedindo para eu escrever uma matéria e saiu uma reportagem de página inteira que tenho até hoje que falava” Eu joguei com o Iron Maiden”. Lembro de ter presenteado o Steve Harris com a camiseta “Nunca Vou Te Abandonar”, foi muito legal. Inclusive no último show no Morumbi eu tive acesso ao backstage e lá fui eu tirar novamente um monte de fotos hehe e sorte que não me reconheceu, pois senão me tiraria de lá..

benjamin-back-a-ilha-do-metal-31

A ILHA DO METAL-) Falando agora do Metal atual já vi você descascando bandas como Lamb of God, ou a carreira solo do Sebastian Bach, O Sebastian Bach solo é bem diferente do que fazia na antiga banda. você não escuta bandas novas como o Volbeat ou Mastodon?

BENJAMIN BACK-)Não é que desço pau mas não gosto deste tipo de banda assim como não gosto de uma banda que muita gente gosta, o Dream Theater, não gosto desse som melódico, porém gosto muito do Helloween, agora Sebastian Bach, você tá de sacanagem, isso é como se fosse um Roupa Nova um pouco mais pesado, ai você tá de sacanagem, Skid Row, nossa isso não…Outra que não gosto muito mas sei que muita gente ai gosta é o Guns And Roses…aquela voz do Axl…não vai….é tão ruim quanto U2, quanto o Mastodon eu gosto da banda, mas não iria em um show.

benjamin-back-a-ilha-do-metal-34

A ILHA DO METAL-) O que acha do Rock hoje, hoje acho que nunca o mainstream teve tão fraco e nunca o underground tão em alta, o que pensa sobre isso?

BENJAMIN BACK-)Isso seria para uma conversa de várias horas, nossa, a verdade é que a industria musical mudou a maneira que ouvimos, mas o que seria o mainstream , que não toca em determinado lugar, não podemos pensar assim.. Eu costumo dizer que o Heavy Metal é igual ao Futebol brasileiro.

A ILHA DO METAL-) Cite 5 álbuns do Iron Maiden e 5 álbuns de outras bandas como básicos para qualquer discografia?

BENJAMIN BACK-)5 do Iron seria impossível, pois se tivesse que levar um para uma ilha seria o Best of the Beast , mas nossa não vou fugir dessa pergunta não… Eu colocaria por exemplo o Piece of Mind, que tem na minha opinião uma das melhores faixas do Iron que é “Flight of Icarus”, e tem “Revelations” também, o Powerslave é um clássico, o Somewhere in Time, eu gosto de tudo, até a fase do Blaze, e não me critique que você gosta de Sebastian Bach, a faixa “Sign of the Cross” o Iron canta até hoje. E tem uma faixa no último CD do Iron que acho uma das de melhores deles, uma da dez melhores, a última, a “When The Wild Wind Blows.

Agora de outras bandas…British Steel, do Judas Priest…2112  do Rush…, mas Sebastian Back , vc ta de sacanagem, quero ver se vai cortar isso, o cara gosta de Sebastian Back.

benjamin-back-a-ilha-do-metal-38

A ILHA DO METAL-) To com um Mp3 com 5 bandas brasileiras aqui, e queria que você ouvisse e comentasse cada uma delas.

“Evolustruction do Woslom:”

BENJAMIN BACK-)Muito bom o RIFF, muito bom isso, gostei mesmo, mas não conheço.

A ILHA DO METAL-)Essa é a banda Woslom e esse é a faixa título de seu novo álbum Evolustruction, que estão lançando essa semana, o segundo, e o primeiro, Time to Rise, teve até uma tour pela Europa.

BENJAMIN BACK-)Muito boa banda, vou querer conhecer melhor.

“Kairos do Sepultura”

BENJAMIN BACK-)Pô isso eu conheço, Sepultura, eu acho o Igor Cavalera o melhor baterista de Heavy Metal do Brasil, o Andreas é um amigão de longa data, e o Sepultura tem uma das grandes faixas do Metal Mundial, com Roots Bloody Roots

“Angel with Horns do Shadowside”

BENJAMIN BACK-)Nossa quantos bumbos tem essa bateria, também é muito bom, não conheço, mas prefiro a primeira banda.

A ILHA DO METAL-)Essa banda é a Shadowside, são de Santos e acabaram de voltar de um Tour pela Europa, onde excursionaram por 2 meses com Helloween e Gamma Ray

“Se quiser do Project46”

BENJAMIN BACK-)Olha eu não sei quem é, mas é na linha total do Sepultura,

benjamin-back-a-ilha-do-metal-40

A ILHA DO METAL-)A Globo fez uma matéria com o time de futebol Americano do Corinthians e um jogador fez 3 Touch down e então pediria uma música e ele pediu essa do Project46 e a Globo colocou uma de MPB

BENJAMIN BACK-)Bem na linha do Sepultura

“Correria do Korzus”

BENJAMIN BACK-)Cara agora me deu uma dúvida, é que tá pesado demais para ser Matanza, eu ja vi esse som… quem é?

A ILHA DO METAL-)Korzus

A ILHA DO METAL-)Nossa, Korzus Cara, Silvio Golfeti, grande Silvio meu brother, e nossa eu confundindo Matanza com Korzus, mas me deu um branco. Pô Silvio Golfeti se você tiver assistindo você sumiu!

A ILHA DO METAL-)A última vez que vi ele tocando foi com o Andreas no Show do Hail.

BENJAMIN BACK-)Gente boníssima. Tem outras bandas também o Viper, embora seja melódico eu gosto, o Golpe de Estado, embora seja Rock’n’Roll, o Made in Brazil, gosto muito do Oswaldo Velchione,

A ILHA DO METAL-)O Golpe de Estado acabou de lançar um CD e manteve a mesma linha.

BENJAMIN BACK-)Bom

A ILHA DO METAL-)Se você tivesse o dom de trazer alguém do mundo dos mortos para a vida, que personalidade do mundo do rock/metal você traria de volta e por que?

BENJAMIN BACK-)Do Metal ou Rock’n’Roll

A ILHA DO METAL-)Dos dois,

BENJAMIN BACK-)Do Metal eu traria Ronnie James Dio, ele para mim foi um dos maiores vocais do Metal, carismático, ele morreu com um câncer filho da puta, o dia que o Dio morreu eu fiquei muito chateado, eu sempre fui muito fã, até aquele álbum tributo é demais, com Blind Guardian, Doro, e do Rock’n’Roll Jimi Hendrix, mas eu não sei o que ele faria hoje com mais de 70 anos, é difícil escolher um cara, o Syd Barret do Pink Floyd, John Bonham, mas o Dio, seria ele..Holy Diver, Don’t Talk to Strangers…

A ILHA DO METAL-) Valeu Benja brigadão, apesar do Sebastian Bach

BENJAMIN BACK-)Eighteen and Life….Brigado vocês ai da Ilha, legal demais, falar de musica, falar de Rock’n’roll, falar de Heavy Metal, pode ligar que eu gosto pra caralho, e é um estilo musical que escuto de 2 a 3 horas por dia, no carro , de madrugada principalmente em casa, valeu mesmo!

BENJAMIN BACK-)E nossa eu esqueci de falar de Wasp, lembra a “I Wanna Be Somebody”, esqueci de falar de Accept, “Fast as the Shark”, UDO, I ‘m a madman, livng in a Animal House….

BENJAMIN BACK-)E esse aqui gosta de Sebastian Bach, hehe. Muito Metal Ai!!

benjamin-back-a-ilha-do-metal-41