Ayeron: Arjen Lucassem fala sobre o novo álbum The Source

Arjen Lucassen o gênio por trás de projetos como o Ayreon, The Gentle Storm entre outros está lançando o mais novo álbum do Ayreon chamado The Source, repleto de convidados, gentilmente atendeu nosso site para um bate papo sobre o conceito do Ayreon, as comparações com o Avantasia e como será os três únicos shows deste maravilhoso Projeto.

Fotos da Matéria: Lori Linstruth

Olha a seleção de astros que participam deste projeto James LaBrie (Dream Theater), Simone Simons (Epica), Floor Jansen (Nightwish, ex-After Forever, ex-ReVamp), Hansi Kürsch (Blind Guardian), Tobias Sammet (Edguy, Avantasia), Tommy Karevik (Kamelot, Seventh Wonder), Mike Mills (Toehider) e Russell Allen (Symphony X, Adrenaline Mob), onde cada um representa um personagem dem um álbum conceitual como todos os anteriores.

É uma honra termos você em nossas páginas, sabemos que ja fez algumas entrevistas, e realmente esperamos não ser repetitivos, mas Seja Bem Vindo ao Brasil e ao nosso Site A Ilha do Metal

Arjen Lucassen – ) Muito obrigado Marcos, erstou muito agradecido pelas palavras e muito feliz de estar aqui.

A Ilha do Metal – ) Primeiro , gostaria que você definisse esse projeto complexo e brilhante chamado Ayeron.

Arjen Lucassen – ) É uma música bem complexa, bem diversa, e até por isso mesmo que chamamos de Opera Metal, pois além do Rock , do Metal, tem todos os estilos que ouço e gosto e fica interessante essa variação, com elementos, Folk, Progressivos, Eletrônicos, com vários elementos, sem contar que os músicos são todos convidados a participar deste projeto, e contamos com vários vocalistas e cada um sendo um personagem e essa variação de estilos e convidados torna ele mais complexo e consigo colocar mais meu lado de compositor .

A Ilha do Metal – ) Poxa então entendi, perfeitamente pois seria a maneira que eu descreveria tudo isso.

Arjen Lucassen – ) Certamente, mas essa é a emoção que quero que os ouvintes sintam quando ouvir a música do Ayeron

A Ilha do Metal – ) Sempre comento com minha esposa, que ouvir música em uma sala, como o álbum The Source é o ingresso mais barato para uma viagem para outra dimensão?

Arjen Lucassen – ) (Risos) Muito boa definição, e essa é a sensação que gostaríamos que todos tivessem, que quando ouvem a música se esqueça de todos os problemas e se divirtam.

A Ilha do Metal – ) Este novo lançamento, você voltou a ficção e é um álbum conceitual, você consegue visualizar a história para um filme?

Arjen Lucassen – ) Absolutamente, e nossa seria uma honra para mim, ainda mais pelo conceito do álbum ser uma ficção científica, mas toda a obra sei que teria um custo alto, de 10 a 12 milhões de dólares, mas de pensar na possibilidade .. muito bom..

A Ilha do Metal – ) Conversamos com King Diamond sobre Abgail ele pensou o mesmo, precisamos por nas telas essas historias

Arjen Lucassen – ) Sim (Risos)

A Ilha do Metal – ) Sobre a música atual, onde muitos fãs ouvem a música digital, mas este álbum é o tipo de CD que tem que ter a cópia física até pela toda a história do álbum, o encarte, tudo o conceito do álbum Isso foi intencional?

Eu diria que não, mas sou muito agradecidos a todos meus fãs que são muito leais e ainda compram o material físico sabe, e quando você tem uma capa como esta, a parte das letras, onde você pode através delas acompanhar a história, o enredo, nos leva a uma viagem  por toda a obra, a música, a capa, o encarte, tudo conectado, e sempre nesses tempos como compositor e produtor, sempre as vendas físicas foram boas e claro que fico muito agradecido por isso, e trabalhamos para que nas versões contenha DVD com bastidores, clips, entrevistas com tudo que todo fã merece.

A Ilha do Metal – ) Sobre a escolha de cada participação, quando você estava compondo, e tinha um personagem, você escrevia as letras pensando no seu convidado?

Arjen Lucassen – ) De maneira alguma, quando estou compondo, criando o personagem que estará na estória das músicas, e só após isso é que vou procurar os vocalistas, e procuro vocalistas que completem a música completem a estória e a partir disso baseado na melodia, no personagem, nas letras, teremos o vocalista.

A Ilha do Metal – ) Como foi compor uma música com todos seus convidados? Estou falando da primeira música do novo cd The Source  “The day that world breakdown”.

Arjen Lucassen – ) (Risos), eu sei eu sei, sabe eu realmente senti que esta seria uma canção muito forte, eu compus todas as partes com melodias diferentes, de blues ao heavy, e não esquecendo do progressivo e pensei, ah isso seria ótimo para abrir o CD e temos o vídeo para ela, e ai tive a idéia, ok, eu preciso de todos os cantores nessa música, e como inicio ja sabia que seria o primeiro vídeo, e seria uma importante música , e me senti bem que a música veio naturalmente e no vídeo temos um pequeno filme com os cantores, e no vídeo tem a bela arte da capa, e explicando o que acontece nessa música eu acho que este álbum será um sucesso e teremos muito o que fazer, mas poderia ser uma música de quase trinta minutos, mas seria muito grande para as pessoas ouvir e tivemos no final a versão que todos podem ouvir (risos).

 

A Ilha do Metal – )Agora, uma pergunta chata,  Esta Opera Metal, e claro que penso já ter repondido algumas vezes, alguma comparação com o Avantasia não , eu vejo muitas diferenças no conceito e no som, e você já até mencionou isso nesta entrevista, como você as vê, e o que acha dessas comparações?

Arjen Lucassen – ) Eu acho os projetos muito diferentes, e acho que você vai concordar comigo, o Avantasia são mais músicas, não existe a estória ou os diálogos que eu coloco nas músicas, diálogos para cantar, e, acho que por termos os mesmos vocalistas, o pessoal acaba comparando, mas também o Ayreon é mais prog que o Avantasia, mais complexo, muitos teclados e essas coisas, e no final o Avantasia é um pouco mais comercial que o Ayreon.

A Ilha do Metal – ) Eu vejo da mesma maneira que você, mas quando o povo lê Opera Metal acaba comparando..

Arjen Lucassen – ) sim, os mesmos cantores, com algumas historias, mas bem diferente, é sabe que é muito bom ter essa diferença , pois se fosse igual seria meio embaraçoso. (risos), e isso é bom, e é um prazer enorme trabalhar com o Tobias, ele é uma pessoa incrível, um cara muito engraçado, amo esse cara, e muitos o subestimam, ele é um excelente compositor e um grande vocalista, e como ele cantou nesse álbum foi fantástico,.

A Ilha do Metal – )Agora uma situação que ficamos com ciúmes, você fará alguns shows que já estão esgotados, seria pedir muito para virem ao Brasil também?

Arjen Lucassen – ) Sinto muito, mas deixei de excursionar há 20 anos atrás, isso não é pra mim e será a primeira vez que o Ayreon tocará ao vivo em 22 anos, e acho que será uma experiencia unica, serão três shows, e será isso, e deixei e deixei de excursionar, pois me encontrei como compositor e produtor, e isso que faço bem não como um músico no palco, e tenho uma vida bem reclusa, com meu cachorro e minha namorada, preferencialmente na minha casa, assistindo Tv e no meu estúdio novas músicas sabe…esta é minha vida. Sinto muitíssimo por nunca ter ido ao seus país.

A Ilha do Metal – ) Planeja gravar algum show para algum DVD?

Arjen Lucassen – ) Sim faremos isso si, para um DVD e Blue ray, na verdade serão três shows e sexta, sabado e domingo e os shows de sexta e sábado serão gravados, com uma excelente estrutura e uma maravilhosa equipe de gravação, e quem for e quem não for certamente amará esse DVD a ser lançado no próximo ano.

A Ilha do Metal – ) Assim poderemos ver o Ayreon em todos os home teather aqui no Brasil e assim será o show no Brasil

Arjen Lucassen – ) (Risos) Certamente

A Ilha do Metal – ) Uma honra ter você aqui , muito obrigado, envia uma mensagem aos seus fãs no Brasil.

Arjen Lucassen – ) Ei aqui é Arjen Lucassen  do Projeto Ayreon e estou no ste A Ilha do Metal. Se divirtam.!!