X-Japan @ HSBC – São Paulo/SP

2011 realmente foi o ano dos SHOWS no Brasil, pela quantidade de bandas que vieram pela primeira vez ou pela volta daquelas que já são sócias e quase todo ano estão aqui.

Quando percebi que o X-Japan viria ao Brasil meses atrás, pensei, Sensacional, mas como hoje em dia a banda é uma espécie de “queridinhos”do pessoal de Anime, pensei, assistir um show de Heavy Metal, com muitos personagens do tipo Jaspion e Changeman seria estranho, mas felizmente não havia nenhum. FOI UMA PAULADA NO PÉ DA ORELHA. PURO HEAVY METAL.

Evidente que o público era predominante de descendentes de japoneses, porém a quantidade de pessoas que ali estavam era independente da origem de família, pois era para ver um show de HEAVY METAL.

O X-Japan desde que surgiu tendeu mais pro melódico na origem, e sempre bem pesado como a tendência que faziam as grandes bandas do meio dos anos 80, porém sempre cantando em japonês e sem turnês mundiais, fazendo com que a projeção mundial da banda fosse limitada a pessoas com algum conhecimento, laços ou curiosidade sobre o Japão.

Mas vamos ao Domingo último, uma espera monstruosa, onde o ingresso deixava claro que a casa abriria as 16:00 e o show começaria as 18:00, porém a casa só abriu por volta das 18:30 e levou mais de uma hora para que todo o público que contornava o quarteirão, pudessem adentrar a casa de espetáculo.

Mais uma espera e após os procedimentos de segurança mais de 10 minutos de espera a intro com o final conhecido que soa como “X-Japan japan japan” e os quase 3 mil que lotaram a casa ergueram os braços em “X”como acontece lá fora puderam presenciar uma das lendas do Heavy Metal Mundial finalmente em solo Brasileiro.

Formado atualmente por Yoshiki – Bateria, piano e líder da banda, Toshi – vocal, Pata – guitarra ritmica, Heath – baixo, Sugizo – guitarra solo, a banda iniciou com o último single “Jade” com uma batida mais industrial do que as antigas mas nem por isso menos brilhante, Toshi, em seguida pergunta 3 vezes “Sum Poulo, Are you ready to Rock”, e colocam na seqüência os sucessos “Rusty Nail” , “Silent Jealousy” e “Drain”, após isso começam o solos que seriam muitos durante toda a apresentação com um Solo de Violino de Sugizo com um solo de piano na seqüencia de Yoshiki.

“Kurenai”e “Born to be Free” deram sequência mantendo o clima e peso lá em cima, mostrando o quanto a banda junto realmente é um fenômeno, confirmando esse fato graças a sua primeira turnê verdadeiramente mundial, que já passou pela Europa America do Norte e Central e agora pela América Latina.

Após novo solo do Yoshiki que variava entre a bateria e piano vem a canção I.V. que foi o tema do filme Jogos Mortais 4 e marcou a volta oficial da banda e terminando a primeira parte do show com X, onde no refrão todo o público pula e faz o símbolo “X”, homenageando os monstros que estavam no Palco, e ao final o homem show a parte, o baterista Yoshiki do nada pula na galera no bom e velho mosh. Já dá pra imaginar a dificuldade que foi para Yoshiki voltar ao palco! Em seguida, um a um, foram saindo e Gritando “We are X”.

Após mais uma longa espera, vem o bis, Yoshiki relembra os membros que morreram como Hide e Taiji, e lembrou todos sempre tocarão juntos e em seguida com mais intros de solo de piano e violino deram inicio à “Forever Love” e em sequida “Endless Rain” fazendo com que todos cantassem juntos emocionando a todos. Várias bandeiras do Brasil foram arremessadas ao palco, e inclusive a banda trouxe uma bandeira Japão/Brasil, muito bem aplaudida. Terminam a apresentação com “Art of Life” e depois em playback a musica Forever Love versão acústica, quando Yoshiki gritava “We are” e o publico gritava “X”.

Toda a apresentação foi filmada com inúmeras câmeras, tomara mesmo que essa apresentação no Brasil seja lançada em DVD pois foi muito boa e merece ter esse registro na coletânea de todo fã desta grande e lendária banda de Heavy Metal.

O atraso foi a parte mais que negativa, porém a apresentação merece um destaque especial.

1.New Intro S.E
2.Jade
3.Rusty Nail
4.Silent Jealousy
5.Drain
6.Violin Solo (SUGIZO)
7.Piano Solo (YOSHIKI)
8.Kurenai
9.Born To Be Free
10.Drum Solo (YOSHIKI)
11.I.V
12.X
Encore:
13.Forever Love [Versão Piano]
14.Endless Rain
15.Art Of Life
16.Forever Love S.E [Versão Acustica]