Salário Mínimo @ Blackmore Rock Bar- São Paulo/SP (08/12/2012)

Sábado (08) de intenso calor em São Paulo. Foi nesse clima de altas temperaturas que os paulistanos do Salário Mínimo, celebraram os 25 anos de seu álbum “Beijo Fatal” de 1987.

Texto: Carol Albuquerque

Pioneiros do Hard/Heavy Metal, o grupo foi formado em meados dos anos 80, e participou da histórica gravação da coletânea SP Metal I de 1984 (Baratos e Afins) com os hinos “Delírio Estelar” e “Cabeça Metal”. Acompanharam toda a agitação da invasão metal oitentista no país e dali em diante, já haviam cravado seu nome na história do Metal Nacional.

Antes da apresentação principal, duas bandas ficaram encarregadas de agitar o público, de várias idades, presente no Blackmore Rock Bar. A primeira foi a Minotauro, grupo de Heavy Metal formado em 1985, que conta com a seguinte formação atual: Luiz Carneiro Lima (vocal), Alex Lana (guitarra), Luciano Domingues (baixo) e Weber Lombra (bateria). Carregam um som potente e veloz. No repertório, músicas tradicionais estiveram presentes como: “Machado Mortal” e “Hino de Guerra”. Houve espaço também para covers de “22 Acacia Avenue” (Iron Maiden) e “Shell Schock” do Manowar.

Pouco depois, Paulão Faustino, Carlão Chiaroni (Animal Records) e Wanderley Immezi (dono do Blackmore rock bar) sobem ao palco para serem homenageados. Minutos depois, entram em cena Ron Cygnus (vocal), Rodrigo Bersogli (baixo), Hugo Golon (bateria), Rex (guitarra), Éric Würlz (guitarra) do Comando Nuclear. Grupo formado em 2004, com uma pegada “nervosa” e nítido som influenciado pelo Heavy dos anos 80. A banda colocou a galera para “banguear” ao som de “Vingança Metal”, “Batalhão Infernal”, e durante seu show já era possível ver os famosos “Moshs” se formarem. “Princesa Infernal”, e “Ritual Satânico” também agitaram a plateia.

Por volta da 1hrs 30 da manhã, o que todos ali esperavam estava prestes a acontecer. Com o logo da banda ao fundo e a imagem de um cifão “$” no bumbo da bateria: China Lee (vocal), Daniel Beretta (guitarra), Junior Muzilli (guitarra e voz), Diego Lessa (baixo e voz) e Marcelo Campos (bateria, Trayce) sobem ao palco para o delírio de todos os fãs. Antes de executar o álbum “Beijo Fatal” na íntegra, o quinteto surpreendeu tocando músicas de seu último trabalho: “Simplesmente Rock” (2010) que teve uma calorosa recepção do público.

A primeira canção foi a empolgante “Eu não Quero Querer Mais”, emendando com a belíssima “Sofrer”. Em seguida é anunciada a participação especial dos ex-integrantes Alan Flávio e Marcelo Ladwig  na música “Sob seus pés”. “Ela” também esteve presente no set contando com Ricardo “Micka” Michaelis (ex-Santuário) na guitarra.

Terminado o “aquecimento”, China Lee anuncia o que todos estavam esperando: A execução do álbum “Beijo Fatal” na íntegra. A primeira música foi a “Dama da Noite”. Seguida por “Beijo Fatal”, música título do álbum que foi acompanhada frase a frase pelos fãs ensandecidos. Logo depois, foi a vez de “Jogos de Guerra” com mais uma participação especial, a de Tavinho Godoy (Metalmorphose) prolongando a extrema felicidade da plateia.  Em “Rosa de Hiroshima” todos foram tomados pela emoção, e com muito carinho Kenzo Simabukulo, foi lembrado por seus companheiros de banda e fãs que gritavam que ele “era demais”. “Anjos da escuridão” contou com mais uma participação especial, a de Ron Cygnus (Comando Nuclear).

“Noite de rock” veio logo em seguida, com a participação de Nardis Lemme (ex-integrante) , e era impossível não cantar aos pulmões e banguear sem parar. E esse clima de festa e alegria seguiu-se por toda a apresentação. Para aumentar ainda mais a empolgação veio “Doce vingança” e “Sob o signo de Vênus”. Minutos depois, Marco Antonio “Magoo” ex-integrante da banda sobe ao palco para participar da execução de “Delírio Estelar”, música que foi gravada em 1984 no SP Metal I.

Fã da banda e que os acompanha há mais de 20 anos, Mauro Grilo se direciona  ao palco para receber um presente, representando todos os fãs do Salário Mínimo. Finalizaram seu setlist com “Cabeça Metal”, contando com todos os homenageados e convidados ao palco, e obviamente o canto uníssono de todos os presentes.

Noite Memorável. Grande festa proporcionada aos amantes do Metal cantado em português. Em suma, o Salário Mínimo mostrou um show completo, e um dos fatos marcantes do show foi o constante diálogo do grupo com o público e vice e versa.

Mas, ainda havia tempo para mais: Hand Of Doom (Black Sabbath Tribute) prolongou a celebração, tocando clássicos da banda e fechando esta grande comemoração.

Set List:

1.Eu não quero querer mais
2.Sofrer
3.Sob seus Pés
4.Ela
5.Dama da Noite
6.Beijo Fatal
7.Jogos de Guerra
8.Rosa de Hiroshima
9.Noite de Rock
10.Anjos da Escuridão
11.Doce Vingança
12.Sob o Signo de Vênus
13.Delírio Estelar
14.Cabeça Metal

Créditos: (Fotos) Edu Lawless- RockExpress.net.br