Paradise Lost @ Carioca Club – São Paulo/SP (08/12/12)

Calor, e muito calor… É o que os paulistanos enfrentam nos últimos dias, e foi neste cenário que a banda inglesa PARADISE LOST desembarcou por aqui para única apresentação no Carioca Club. Na estrada desde 1988, Nick Holmes (vocal), Greg Mackintosh (guitarra), Aaron Aedy (guitarra), Steve Edmondson (baixo) e Adrian Erlandsson (bateria) divulgam nesta turnê seu ultimo álbum de estúdio, “Tragic Idol”, lançado em 2012.

Por: José Antonio Alves
Fotos: Bruno Bergamini

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A GALERIA DE FOTOS NO FACEBOOK

Por volta das 17h30 não era intensa a movimentação nos arredores da casa, o que poderia até dar um prenúncio de que a apresentação não teria um bom público, mas este fato foi logo desmentido quando o horário estipulado para a apresentação se aproximou, visto que vários fãs ocupavam bem os espaços no Carioca Club.

Praticamente na hora estipulada (19h30), soaram as primeiras notas de “Widow”, que teve letra cantada em massa pelo público, com um comunicativo Nick Holmes que saudou São Paulo e logo depois já anunciou “Honesty In Death”, do último álbum da banda lançado este ano que também teve refrão cantado em coro. Nessa altura vale destacar a ótima qualidade de som, que permitiu que fosse usufruído o melhor que a banda poderia oferecer no palco.

“Erased”, do álbum “Symbols Of Life”, de 2002, álbum que colocou um pouco de “pingo nos is” após polêmicos lançamentos da banda depois do incrível “Draconian Times’, de 1995 foi a próxima, emendada com a faixa que abre este último álbum citado, a belíssima “Enchantment”, uma das mais emocionantes e sensacionais composições deste trabalho que com certeza mereceria mais algumas faixas incluídas nesta apresentação.

“In This We Dwell”, do último álbum da banda, empolgou e fez o vocalista Nick Holmes agitar o público que correspondeu à altura cantando mais uma vez em uníssono. Aliás, público nota dez, cantou praticamente todas as músicas com fervor e uma devoção única por aqueles músicos que naqueles instantes transmitiam através de suas canções grandes ensinamentos com as ótimas letras.

E agora podem me perguntar: E mais clássicos? Nada do primeiro disco, “Lost Paradise” de 1990, ou do “Gothic” de 1993? Infelizmente não…ainda não era hora (que nem chegou) de tais clássicos, veio em seguida “As I Die”, sempre presente nas apresentações do grupo e que foi uma das mais aclamadas da noite.

“Tragic Idol” e a faixa “The Enemy”, presente no álbum “In Requiem”, de 2007, fecharam a apresentação por hora, sob aplausos e com o nome da banda sendo entoado pelos presentes. Para começar o encore, a clássica “Embers Fire” começou a dar tons finais na apresentação, seguida da nova “Fear Of Impending Hell”, que foi uma das que mais caiu no gosto do público, se tratando de faixas do novo trabalho, nem parecia que a música era recente.

No final da execução desta faixa, um problema no som fez com que alguns instrumentos parassem, mas Nick Holmes segurou as pontas nos vocais e finalizou a canção, logo depois aproveitando e apresentando a banda toda para o público. O interessante foi o vocalista quase iniciando a próxima música, “Faith Divides Us – Death Unites Us“ e os fãs sinalizando que ele deveria parar, já que para Nick não constava nenhum problema no som, e claro, o público queria evitar a execução da música sem algum instrumento funcionando.

A empolgante “Say Just Words” encerrou a apresentação, que queiram ou não satisfez os presentes no que se diz respeito a qualidade técnica dos músicos e do som. A única ressalva a ser feita é mesmo o setlist, poderia citar várias e várias músicas de vários álbuns (como “Lost Paradise” e “Gothic”, por exemplo)que deveriam ser incluídas/trocadas no set, , por toda importância e influência em estilos como o Doom/Gothic Metal. Agora é aguardar o que estes ingleses farão no futuro em estúdio, e claro, mais shows em terras tupiniquins que não sejam tão curtos como o deste dia 08 de Dezembro.

Setlist

Widow
Honesty In Death
Erased
Enchantment
Soul Corageous
In This We Dwell
Praise Lamented Shade
Pity The Sadness
As I Die
One Second
Tragic Idol
The Enemy

Encore

Embers Fire
Fear Of Impending Hell
Faith Divides Us – Death Unites Us
Say Just Words