Manifesto Rock Fest 10: Eliminatória 3

Prostrate Seer, All that Blues, Hell Paso, Clockwork Century, Lady Marian, Java-lee, Jugger, Conspiração 13, Fuzão e Johnnybox integraram a terceira, a mais interessante e disputada eliminatória da décima edição do Manifesto Rock Fest!

Mais dez bandas na disputa por quatro vagas na semi-final do concorridíssimo Manifesto Rock Fest em sua 10ª edição, ainda mais com o patrocínio da Rolland atuando e investindo diretamente no festival. Pos bem, esta foi uma eliminatória feita com ingredientes Metal, Rock Pop, Hardcore, que em alguns casos mostravam claras influências de outros estilos musicais, músicas em português ou inglês, autorais ou não, mas isso de nada importa, no fim das contas é tudo ROCK – ou uma esforçada tentativa.

Texto: Eduardo Escobar
Fotos: Marcos César “bullino” (CLIQUE PARA ACESSAR A GALERIA DE FOTOS NO FACEBOOK).

A primeira banda da noite foi a Prostrate Seer que mesmo com o baixíssimo público se mostrou um nervosismo acentuado. A banda tocou covers de Megadeth e Iced Earth, além de duas músicas próprias, que apesar de boas, não reverteram o quadro comprometido.
 
All that Blues, a segunda banda, deixou bem claro sua proposta desde o anúncio de seu nome. ‘Blueszera’ total! Uma banda que chamou muita atenção pela diferenciação musical em relação às outras bandas do festival, e mesmo com alguns erros de execução, a banda foi bem e se classificou para a semi-final.
 
Por falar em bandas diferentes, a Hell Paso apareceu com violino e baixo acústico, transportando o público aos antigos filmes de faroeste com músicas como “Veia Seca”, “O diabo Mora na Cerveja” e uma versão especial da música “Breaking the Law”(Judas Priest) resultando em uma apresentação muito interessante apesar do quesito vocal bem “na raça”.
 
Clockwork Century foi outra banda que se mostrou muito boa, com destaque para a guitarra e principalmente para o baixo! Aposto que se a banda mostrasse uma música própria para avaliação do júri, a pontuação final da banda ficaria melhor, mas pelo menos ao tocarem músicas como Hush + Highway Star e Heaven and Hell se sairam muito bem.
 
Lady Marian foi um caso a parte, duas bandas distintas em apenas 20 minutos de show, tal qual um time de futebol que volta completamente mudado do intervalo de jogo. Tocando AC/DC a banda não foi bem e o vocal não encaixou legal nas músicas, mas ao tocarem outras duas músicas do Led Zeppelin, o cenário se modificou, e uma banda melhorou significativamente!

A banda Java-lee apresentou músicas próprias mais pautadas no Hardcore, além de cover das bandas Gorilaz e CPM22. Mesmo com um bom público trazido pela banda, o que lhes credenciaram para a semi-final, ainda há muito o que acertar e evoluir como banda.
 
Visitando mais uma vez o Heavy Metal, mais especificamente o Prog Metal, a banda Jugger fez uma boa apresentação, com bastante dedicação, mas sem destaques suficientes para passarem às semi-finais. Finalmente, uma banda iniciante com perspectivas de evolução apareceu. E como não podia faltar em uma banda de prog, tocaram Dream Theater.
 
A banda Conspiração 13 também foi outra que surgiu no palco do Manifesto levantando a bandeira do Hardcore com letras bem interessantes mas com uma melodia que não atingia o mesmo nível de impacto proposto pelas letras.
 
A banda Fuzão pode ser facilmente definida como uma salada de estilos. Misturando Rap, Reggae, Metal entre outros, os caras pegam todas essas influências e se transformam em uma banda com um som único dentro do festival, facilmente credenciados no grupo das bandas que disputarão algo na final!
Fechando mais uma noite com chave de ouro, a banda Johnnybox mais uma vez se apresentou em uma edição do Manifesto Rock Fest para confirmar que o melhor fica mesmo para o final! E apesar de terem que tocar a última música sem um dos guitarristas por problemas técnicos, a banda, que teve que mudar seu nome, não se abateu confirmou seu favoritismo para essa eliminatória.
Mais uma eliminatória chega ao fim, e o resultado ficou assim:
Johnnybox com 66,5 pontos (classificada para semi-final do dia 14/10)
Fuzão com 65,5 pontos (classificada para semi-final do dia 28/10)
Java-Lee com 38 votos (classificada para semi-final do dia 28/10)
All That Blues com 34 votos (classificada para semi-final do dia 14/10)