Wardruna – “Runaljod – Ragnarok”

Wardruna – “Runaljod – Ragnarok”

Ano de lançamento:

2017

Gravadora:

Heavy Metal Rock

Review:

Que a cultura Viking no Brasil vem crescendo muito é notório com a popularização do Folk Metal no Brasil ou seriados como Viking e Game of Thrones só aumentam a fala desse estilo que vem ganhando cada dia mais adeptos pelo mundo. E esse fascínio que nós sulamericanos temos pela cultura nórdica é quase que uma devoção.

A palavra Folk representa a cultura local, pode até ser considerado uma tradução livre  como caipira, até vide aos simples instrumentos que o Folk utiliza,  mas voltando isso aos Nórdicos a coisa fica ainda mais chic com flauta, Violino, Gaita de Fole, Harpa entre outros e nisso quando colocamos um pedal heavy, ai a estrutura harmônica da música ganha outro patamar.

Falando agora do disco em si Runaljod – Ragnarok, terceiro álbum do grupo norueguês Wardruna, do Ex-Gorgoroth Einar “Kvitrafn” Selvik  e que foi lançado em versão nacional e já falamos que o destaque do CD já começa pela parte gráfica, com um belíssimo acabamento, que claro tem todo um contexto, quando você coloca essa joia rara a ser executado em seu CD Player, e uma coisa a acrescentar, eles cantam em sua língua pátria e no encarte você encontra a tradução de todas as letras para uma melhor compreensão das letras, fato bem raro hoje em dia.

Vale lembrar e destacar que Runaljod – Ragnarok é o último álbum de uma trilogia , sendo os antecessores, “Runaljod – Gap Var Ginnunga” de 2009, e “Runaljod – Yggdrasil” de 2013, e vamos ao álbum.

Diferente de nossas resenhas, onde basicamente descrevemos faixa a faixa, vou fazer um pouco diferente desta vez, o disco é muito foda, e vale a audição como todo, pois todas as vezes que ouvi, eu não ia para uma especifica faixa, e sim, ah vou escutar o CD inteiro, seja assistindo um futebol, jogando um videogame, ou simplesmente e o que foi melhor e aconteceu mais vezes, viajando no tempo ao som do Wardruna. Várias vezes, principalmente nas primeiras audições eu esperava a entrada de um pedal heavy, um  Blast Beat moendo tudo, mas não, mas isso não ocorreu, é a música real , verdadeira de o que um verdadeiro Viking ouve. Algo grandioso, megalomaníaco de fazer não um mais três trabalhos desse tipo e que certamente encanta os verdadeiros fãs do estilo Viking.

Um disco essencial a você que curte a cultura Viking, ou para a trilha sonora de seu evento nórdico ou festa medieval, vale muito a pena, é algo que eu diria como o puro paganismo, em sua essência, na simplicidade de seus instrumento, nenhum elétrico por sinal, com o clima Nórdico admirado.

Nós fãs só temos a agradecer a banda  Wardruna por esse  “Runaljod – Ragnarok”  como a gravadora Heavy Metal Rock por ter tido o peito de um lançamento com um acabamento e sonoridade como o encontrado nesse Play.

HAIL PAGAN!!!!!

 

Band

Lindy-Fay Hella – Vocais

Einar “Kvitrafn” Selvik – Vocais, chifres, harpas, flautas, bateria, percussão, programação

 

Guest:

Arne Sandvoll

H.C. Dalgaard

Eilif Gundersen

Ask Einarson Nybro

Tuva J. Einarsdatter Nybro

Skarvebarna Children’s Choir

 

  1. Tyr
  2. UruR
  3. Isa
  4. MannaR – Drivande
  5. MannaR – Liv
  6. Raido
  7. Pertho
  8. Odal
  9. Wunjo
  10. Runaljod

Comentários:

Sobre o autor:

Marcos Cesar de Almeida:
"Metaleiro das antigas" ou Tiozinho dos shows, Torcedor do Monte Azul, ouço todas as vertentes do Metal, Hard, folk, death, THrash, tendo distorção e bem feito tá valendo. Twiter : @BULLINO

já escreveu 1957 artigos para a Ilha do Metal.