Venus Café: Banda Carioca em 4 shows em Terras paulistanas

Um verdadeiro Venus Rolê

Pela primeira vez em território paulista, a banda carioca Venus Café chega no próximo dia 23 com a difícil a missão de fazer quatro shows em apenas 24 horas. A turnê, agendada inteiramente pelas redes sociais, tem o objetivo de apresentar o trabalho do grupo – um dos expoentes da cena independente do Rio – e fazer um intercâmbio com agitadores da cena paulista.

A minitour começa na sexta-feira (23/06) com um show na Zona Leste, no Golden Line Tattoo, um estúdio de tatuagem no bairro da Penha cuja garagem frequentemente abriga intensos shows de bandas de rock da região, promovidos pelo grupo Penha Rock.

No sábado (24) a jornada é tripla: às 15h a banda participa do Voz do Undergound, evento realizado pelo coletivo de bandas que leva o mesmo nome e prega a resistência e independência de suas bandas e eventos. O show será na Praça Eugene Boudin, em Pinheiros.

 

De lá, a banda corre para às 19h se apresentar numa edição do Ocupa Ouvidor 63, projeto de ocupação multiartística de um prédio histórico abandonado, que desde 2014 virou Centro Cultural. Este evento é organizado pelo Projeto Torto, um selo com cara de cooperativa que propõe sustentabilidade entre os seus artistas. Segundo Mauro Terra, um dos idealizadores, “ao conhecer a Venus Café, a identificação com eles foi imediata: compartilhamos dos mesmos ideais e a correria do faça-você-mesmo. Vai ser um prazer inaugurar a nossa parceria com este show”.

À noite, os rapazes pegam a Rodovia Anchieta para às 23h se apresentarem no pub Jailhouse 2, na vizinha Santo André. O show entra a madrugada e faz parte da programação do Dia da Música, festival em rede que envolve palcos de todo o país. Inspirado pela Fête de la Musique, que acontece na França há mais de três décadas e hoje está presente em mais de 700 cidades em todo o mundo.

 

2017: UM ANO DE CONQUISTAS E MUITO TRABALHO

A Venus Café tem como marca o seu show explosivo, que reúne alta energia, refrões cativantes e culto sem remorso do rock clássico. Mas quem vê este show não imagina que a principal marca da banda nos bastidores é o trabalho incansável de seus integrantes. “No século XXI, meu clichê favorito é o do ‘99% transpiração e 1% inspiração’. Feliz ou infelizmente, os tempos do ‘sexo, drogas e rock n’ roll’ já se foram”, diz o sempre exigente vocalista Dan Menezes.

Como resultado disso, 2017 está sendo um ano bastante produtivo para a banda. Em janeiro um show inspirado garantiu o troféu da categoria Melhor Performance no Festival de Bandas do Teatro Ziembinski, tradicional palco da Prefeitura. O carnaval 2017 trouxe o maior êxito da banda: a organização de um Bloco em plena segunda-feira do carnaval de rua na cidade do samba, que arrastou uma multidão alucinada por mais de 4 horas com pedradas do rock. Em maio a banda saiu vencedora do concurso Original’s Studio, promovido pela marca Levi’s. O resultado deste trabalho foi mostrado em show na Casa Levi’s e em coletânea lançada no Deezer. Outro feito no mês passado foi a participação num tributo à banda mineira Pato Fu, “O Mundo Ainda Não Está Pronto”, organizado pelos sites paulistas Hits Perdidos e Crush em Hi-Fi. A versão cuidadosa para a canção “Me Explica” foi bastante elogiada na mídia e a coletânea caiu nas graças dos integrantes da banda – John e Fernanda ficaram emocionados com a homenagem.

Estes eram os sinais de que o trabalho estava pronto para encarar audiências de outros estados. A partir daí, a banda mergulhou em telefonemas, e-mails e trocas de mensagens com outras bandas, coletivos, produtores e palcos. O resultado disso é a “Venus Rolê”, um infame trocadilho com o nome da banda. “São Paulo é uma cidade cosmopolita, que respira cultura, pluralidade e força. E isso tudo é o espirito do rock, então nossa primeira excursão fora do Rio não podia ser em outro lugar. É um planejado ritual de passagem para o projeto da banda”, diz um empolgado guitarrista Frankie Goes.

 

Serviço:

Golden Line Tattoo

Bandas: Venus Café + outras atrações

Data: 23 de junho (6a)

Horário: 19h

Endereço: Av. Amador Bueno da Veiga nº 725 – Penha, São Paulo

Telefone: (11) 2307-1276

Entrada Franca

 

Voz do Underground

Bandas: Venus Café, Demorock PRS, Cronos N.T, Garçom Flamejante, Guerrilha

Data: 24 de junho (sáb)

Horário: 14:00-20:00

Endereço: Praça Eugene Boudin – Pinheiros, São Paulo – próx Av. Eusébio Matoso x Nações Unidas

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/125933411316029/

Entrada Franca

 

Centro Cultural Ouvidor 63

Bandas: Venus Café + outras atrações

Data: 24 de junho (sáb)

Horário: 18:00-0:00

Endereço: Rua do Ouvidor, 63 – Sé, São Paulo

Página no Facebook: https://www.facebook.com/ocupaouvidor63revitalizacao/

Entrada Franca

 

Jailhouse 2

Bandas: Venus Café, Sentimento Carpete e Livro Ata

Data: 24 de junho (sáb)

Horário: 22:00-3:00

Endereço: Rua das Monções 684, Santo André

Telefone: (11) 2786-3281

Página no Facebook: https://www.facebook.com/jailhousepub2/

Couvert: R$4,00

 

————–

Links da banda:

Facebook: www.facebook.com/venuscaferock

Instagram: www.instagram.com/venuscaferock

Vídeo do single “Rock n’ Roll Tupiniquim”: https://www.youtube.com/watch?v=v9-ediXrTIo

EP no Spotify: https://play.spotify.com/album/7gUwTbLTkalKLYqMXTX2Tn

Banda(s) / Artista(s):

Tags: Venus Café

Comentários:

Sobre o autor:

Marcos Cesar de Almeida:
"Metaleiro das antigas" ou Tiozinho dos shows, Torcedor do Monte Azul, ouço todas as vertentes do Metal, Hard, folk, death, THrash, tendo distorção e bem feito tá valendo. Twiter : @BULLINO

já escreveu 1871 artigos para a Ilha do Metal.