Timo Tolkki: ex-Stratovarius lança o Strato Projetc:Return to Dreamspace

Esta notícia é antiga e foi publicada à 6 anos atrás.

Você pode encontrar novas notícias através do arquivo de notícias da Ilha do Metal

O ex lider do Stratovarius e atual guitarrista do Symfonia, Timo Tolkki aliou-se com os colegas e ex-membros do Stratovarius Tuomo Lassila (bateria), Anti Ikonen (teclado) e Jari Kainulainen (ex-membro do Evergrey) para gravar um novo álbum de estúdio. O CD, que será lançado em janeiro de 2012, vai contar com o line-up idêntico ao da época do lançamento do LP “Dreamspace”, lançado originalmente em 1994 pelo Stratovarius e comemorará o aniversário de 30 anos da ex banda de Timo.

Por razões legais, o nome original da banda – Strato Project – não pode ser adotado. Mais de 20 canções foram escritas para o projeto, incluindo “Return to Dreamspace“, “Digital Jesus“, “Santiago“, “Chevaliers de Sangreal“, “Full Circle” e “Farewell No. 2”.

Return to Dreamspace” vai contar com Timo Tolkki nos vocais novamente e os fãs da Era “Twilight Time” e “Dreamspace” certamente não irão se decepcionar.

Quanto a direção musical do CD, Tolkki disse anteriormente, “Foi um álbum [‘Dreamspace‘] feito anos atrás [17 anos], por isso vai ser interessante, com certeza … Não é um ‘remake’, mas um novo álbum. Um encerramento para aquilo que eu considero ser o fim do Stratovarius. Completa o ciclo retornando para o começo.

Em 1982, Tuomo Lassila (bateria) formou o Stratovarius e veio com o nome da banda. Timo Tolkki (guitarra) e Antti Ikonen (teclados) se juntaram à banda em 1984 – ou seja cerca de 25 anos atrás, e como resultado, o grupo gravou álbuns clássicos, tais como “Twilight Time“, “Dreamspace” e “Fourth Dimension“. Após a saída de Lassila e Ikonen em 1995, Stratovarius foi para um som e estilo mais neo-clássico explorando as composições de Timo Tolkki e competências de produção, ganhando um Grammy finlandês para a banda além de vendas superiores a mais de dois milhões de registros.

Tolkki elaborou e assinou um levantamento oficial em 20 de maio de 2008 desistindo de todos os direitos do nome STRATOVARIUS. Os membros remanescentes do Stratovarius – Timo Kotipelto (vocal), Jens Johansson (teclados) e Lauri (baixo) – desde então gravaram e lançaram mais dois álbuns com o guitarrista Matias Kupiainen.

Fonte: Blabbermouth.net (em inglês)