Metal Evolution: Sam Dunn fala sobre o episódio Extreme Metal

Em 2011, a Banger Films lançou a maior série da história do heavy metal e hard rock, “Metal Evolution“. Baseada na “Heavy Metal Family Tree” (Árvore Genealógica do Heavy Metal), a série explora mais de 40 anos da história do metal, dos primeiros anos do metal e shock rock até o thrash e o new metal.

Segundo o metalhead e antropólogo Sam Dunn, “Metal Evolution” levou os espectadores a uma viagem sem precedentes para mais de 30 países de quatro continentes, para entrevistar 300 dos músicos mais respeitados do metal, incluindo Alice CooperBruce DickinsonSlashLemmyLars UlrichTom Morello e membros do Van HalenDeep PurpleSlayerLamb of God e muitos outros. A série foi um grande sucesso, alcançando o primeiro lugar em audiência no canal VH1 Classic, dos Estados Unidos, e MuchMore, do Canadá, e sendo transmitida em redes sociais do Reino Unido, Noruega, Alemanha, Austrália, Nova Zelândia, Suécia, Finlândia, Bélgica, Brasil, Índia e outros países.

Apesar desse sucesso, os fãs de metal ao redor do mundo afirmaram que havia uma lacuna flagrante na série: não havia um episódio para o mais underground subgênero do metal: o metal extremo.
Para muitos fãs de metal, o metal extremo é heavy metal. Desde o seu surgimento, em meados dos anos 80, metal extremo tem impulsionado o metal a seu limite sonoro e estético. bandas como DeathMorbid AngelCarcassEntombedDarkthroneDimmu BorgirOpeth e muitas outras combinaram vocal gutural, blast beats e letras com temática sobre morte e ocultismo para criar o desdobramento mais transgressivo do metal. Embora profundamente underground, o metal extremo não é uma obscuridade: é motor de inovação e continua a prosperar até hoje.
No entanto, metal extremo foi considerado demasiado extremo para algumas redes de TV, então a Banger Films veio com uma forma diferente de tornar o “Episódio Perdido” uma realidade.
“Estamos lançando uma campanha no IndieGoGo. Estamos apelando para a comunidade internacional do metal para nos ajudar a levantar fundos e criar o episódio Extreme Metal. Os contribuintes mandarão Sam a uma jornada global de São Francisco e Tampa até o Reino Unido, Noruega e Suécia para investigar a história, mitos e complexidades do metal extremo. Sam desvendará a linhagem entre ramos divergentes metal extremo: Death MetalGrindcore e Black Metal, e se encontrará com os mais influentes arquitetos sonoros do subgênero: Jeff Becerra, do Possessed; Tom G. Warrior, do Celtic Frost; Trey Azagtoth, do Morbid Angel; Ihsahn, do Emperor; Mikael Åkerfeldt, do Opeth, e outros. O resultado será um inesquecível retrato do subgênero do metal que cresce de forma mais veloz.”

Ouça a entrevista com Sam Dunn, conduzida por Miguel Rozo, do The Age of Metal (áudio em inglês):

http://www.mixcloud.com/TheAgeOfMetal/interview-with-sam-dunn-of-banger-films/

Saiba mais sobre a série Metal Evolution clicando aqui!

Fonte: Blabbermouth