Gojira: “A minha conta bancária está completamente vazia!” Diz vocalista

A Radio Metal, recentemente conduziu uma entrevista com Joe Duplantier guitarrista / vocalista do GOJIRA. Mesmo sendo uma das maiores bandas do metal francês, o vocalista fala sobre a quase impossível possibilidade de se viver da venda de CDs na realidade musical atual. Alguns trechos da conversa seguem abaixo.

Radio Metal: Mesmo você estando a frente da maior banda da cena metal francesa, a alguns anos atrás você não poderia ganhar a vida com sua música. O que você pode falar sobre sua situação financeira atual?

Joe: Bem, isso é bastante simples :a minha conta bancária está completamente vazia! Eu estou esperando por um avanço da gravadora para que eu possa poupar algum dinheiro para os meses que virão, porque basicamente se não estamos em turnê, nós não temos nenhum dinheiro. Então, quando você assina um contrato de gravação, você obtem um adiantamento da gravadora, mas você tem que pagar toneladas de comissões em todos os lugares: a gestão, os advogados, os encargos diferentes para produzir o disco e assim por diante. O que resta no final é ridículo, da pra se sustentar pó um mês. OK nós estamos um pouco famosos, mas nós não vendemos muitos discos. Discos  simplesmente não vendem. Os que vendem basicamente financiam a gravação do álbum. É uma realidade dos negócios da música em geral, metal não é o único a sofrer com isso. Nós não tivemos a chance de viver durante a grande era quando as pessoas faziam dinheiro com vendas de discos, isso não existe mais. Agora, a maneira de ganhar dinheiro é com a venda de merchandising e de turismo. Ele vai ser o próximo passo para nós, um passo que nos permitirá ganhar dinheiro, mas não fazemos fortunas. Nós ganhamos dinheiro suficiente para viver e trabalhar em tempo integral no GOJIRA, e isso é muito. Alguns meses são um pouco melhores e nós podemos ter recursos para uma nova guitarra ou algo assim, mas, por exemplo, é muito difícil comprar um carro ou um apartamento porque não temos um contrato de um empregador ou um seguro. Temos contratos de música, mas quando você tem que conversar com um banqueiro … alguns anos atrás eu estava tipo, “Porra, eu gostaria de comprar uma casa! O que devo fazer?” E na verdade, eu ainda não consegui isso .

Leia a entrevista completa (em inglês) na Radio Metal

http://www.radiometal.com/en/article/gojira-joe-duplantier-answers-your-questions,55150