Behemoth: Nergal tem aliado na Comissão Européia em acusação recente de blasfêmia

No início desta semana foi noticiado que o vocalista do Behemoth Adam “Nergal” Darski poderia enfrentar algum de condenação na Polônia depois de rasgar uma bíblia e chamar a Igreja Católica de “o culto mais assassino do planeta” no palco durante a performance da banda em Gdynia, Polônia. Mas acontece que o vocalista pode ter um aliado na Comissão Europeia, que opinou acerca da lei nacional polonesa de blasfêmia.

De acordo com a observação da UE, a Comissão Europeia afirmou que o julgamento de um grupo de rock por “blasfêmia” é contra os valores europeus. Eles acrescentaram em uma carta escrita de que “as leis de blasfêmia nacionais são uma questão para a ordem jurídica interna dos Estados-Membros.” A carta também afirmou que os países da UE devem respeitar pactos internacionais.

A Comissão Europeia citou à Convenção Europeia de Direitos Humanos que a Polônia assinou uma lei sobre a liberdade de expressão, explicando que, “Esse direito protege não apenas as informações ou idéias acolhidas favoravelmente ou consideradas inofensivas ou que podem ser tratadas como uma questão de indiferença, mas também àquelas que ofendem, chocam e perturbam.

“[A decisão] é negativa e restringe a liberdade de expressão”, afirmou o advogado de Nergal, Jacek Potulski à Reuters. “A corte decidiu que isso é permitido em um sistema democrático. Nós ainda estamos alegando que estávamos lidando com a arte, que permite declarações mais críticas e radicais. “O caso será agora levado para um tribunal de menores causas para outro julgamento.

Banda(s) / Artista(s):

Tags: behemoth, blasfêmia, Nergal, polonia

Comentários:

Sobre o autor:

Eduardo Escobar:
Paulistano, trabalha com TI e é um eterno estudante de Ciência da Computação. Vocalista nas horas vagas, foi iniciado pelo Iron Maiden há muito tempo, curte Futebol, Truco, Poker, Stoner/Sludge/Doom Metal mas não dispensa bandas de outras vertentes. Aqui na A ILHA DO METAL, é responsável pela parte administrativa do site, mas também publica conteúdo.@eduescobar Facebook

já escreveu 2090 artigos para a Ilha do Metal.