Them Crooked Vultures – Banda da Semana

Fala, pessoal! A partir dessa semana, toda sexta-feira, posterei sobre uma banda já conhecida diferente. A idéia é contar um pouco da história da banda, divulgar o trabalho realizado (pra quem não conhece) e divulgar notícias, turnês e projetos recentes da banda.
Bom, a banda escolhida pra hoje está aqui não por ser propriamente conhecida; entretanto, seus integrantes são e muito conhecidos. Trata-se do supergrupo Them Crooked Vultures, um projeto formado em 2009 em Los Angeles pelo baterista Dave Grohl (Nirvana, Foo Fighters, Probot e Queens of the Stone Age), pelo baixista John Paul Jones (Led Zeppelin) e pelo guitarrista e vocalista Joshua Homme (Queens of the Stone Age).  A banda ainda conta com o guitarrista chileno Alain Johannes para apresentações ao vivo.
A idéia do projeto surgiu em 2005, quando Dave e Josh resolveram que iriam realizar algo juntos. Em 2008, Dave participou de uma homenagem ao Led Zeppelin em Londres e teve a oportunidade de conversar com Jones a respeito do projeto. Em 2009, os três entraram em estúdio pra tocar juntos e foi aí que se iniciou o projeto. No dia 17 de novembro de 2009, saiu o primeiro resultado da união dos caras: o álbum Them Crooked Vultures.
O álbum de estréia é bastante consistente e trás o que de melhor Grohl, Homme e Jones podem oferecer. Não há cópia dos trabalhos passados dos três integrantes, apenas um aperfeiçoamente titânico e megalomaníaco da capacidade musical de cada um. Há uma visível influência do Blues e do Rock’n’Roll do Led Zeppelin (mais especificamente do álbum Presence, de 1976), não apenas por ter John Paul Jones como baixista, mas principalmente por Dave e Josh serem apaixonados por Led (aliás, quem não é?). O álbum possui músicas marcantes com riffs pesados e batidas fortes como em New Fang e Mind Eraser, No Chaser. Realmente um dos melhores álbuns de Rock/Metal de 2009.
Segundo Jones, a idéia é continuar o projeto, tornando-o tão prolífico quanto as bandas de origem de cada membro, porém sem deixar de lado os trabalhos de Dave Grohl no Foo Fighters e de Josh Homme no Queens of the Stone Age.
A banda está terminando a turnê nos Estados Unidos e, em seguida, passará por Canadá e rumará às terras do velho continente europeu. Por enquanto, nada de Brasil ou América do Sul. 
Them Crooked Vultures – “Mind Eraser, No Chaser”

Mais informações sobre a banda:
Site oficial
Myspace
Twitter