Seriados na TV aberta

Retomando a coluna que ficou parada por algumas semanas, estou procurando material novo para colocar aqui e em breve você poderá conferir dicas de outros bons seriados.  Durante essas semanas sem escrever aqui reparei uma coisa, os seriados estão ganhando mais espaço na TV aberta o que pode ser uma boa coisa, dependendo de sua preferência, portanto, vamos ver agora quais séries você pode assistir e o que você tem que enfrentar para acompanha-lás.

Começaremos com a maior emissora, a Globo onde os seriados normalmente são exibidos em Janeiro por causa das férias dos programas de lá, nos últimos anos foram apenas 3 que ganharam espaço: Lost, 24 Horas e Prison Break. Aqui começamos a ver o principal problema para acompanhar as séries, os horários. Na globo as séries são exibidas de madrugada o que faz com que muitas pessoas sofram com isso, quem acorda cedo não consegue acompanhar sem fazer algum tipo de sacrifício e para os estudantes que estão férias e decidem acompanhar encontra problemas nos episódios finais que insistem em coincidir com o retorno as aulas (já passei por isso uma vez, assisti o último episódio de 24 horas e dormi escrevendo durante a aula na manhã seguinte). A forma de exibição aqui também é diferente, ao invés de um episódio por semana a série é “vomitada” na cara do espectador e são exibidas de segunda a sexta.

Partimos agora para o SBT, a emissora que eu considero a casa dos seriados. São vários os que por lá passaram e que ainda são transmitidos, Supernatural, Two and a Half Men, Desaparecidos, Cold Case e muitos outros. O maior problema no SBT são os horários, 90% dos seriados são exibidos de madrugada e falta regularidade na transmissão, cansei de ligar a TV no horário que deveria passar o seriado e descubro que ele não vai passar mais naquele horário, não divulgam isso, não informam se o seriado foi para outro dia e se acontece essa mudança a série começa do zero e você tem que esperar semanas para alcançar onde você parou. Sem contar as picotadas feitas para o programa caber na programação.

A Record apostou em grandes sucessos, House, CSI e Heroes e a Band tem Bones como atração, nessas emissoras os horários são bons e ainda não presenciei nenhum tipo problema.

Uma coisa me incomoda com a exibição das séries na TV aberta, todos são dublados e isso de certa forma estraga os episódios. Sotaques são perdidos e piadas são arruinadas estragando assim grandes performances e brincadeiras. Portanto caso tenha oportunidade compre o DVD ou fique de olho nas páginas de cada seriado para assistir os episódios em sua forma original para presenciar outra experiência.