Pesquisa aponta aumento do consumo de streamings de vídeo e queda em TV por assinatura

Em 2014, o número de pessoas que usavam serviços de streaming de vídeo era 68%. No ano passado, aumentou para 97%

Release enviado pelo Grupo Omelete.

A 5ª edição da pesquisa Geek Power, realizada pelo Omelete Group, em parceria com o IBOPE CONECTA – plataforma web do IBOPE Inteligência – aponta crescimento no uso de serviços de streaming de vídeo e queda em TV por assinatura.

Em 2017, 97% do público revelaram ter o hábito de usar algum serviço de streaming de vídeo. Entre eles, Netflix (91%), Youtube (80%) e HBO Go (13%). Na segunda edição da pesquisa, em 2014, esse número era 68%.

Já o consumo de TV por assinatura caiu de 73%, em 2014, para 68% em 2017. Entre as operadoras mais utilizadas no ano passado estão: Net (31%), Sky (16%) e Vivo (10%).

Em comparação com 2016, o número de assinantes de streamings aumentou um ponto percentual, de 96% para 97%. Já o de TV caiu de 72% para 68%.

Os critérios para a escolha de um serviço de streaming são variados: 76% escolhem pelo preço e 71% pelo catálogo, enquanto 56% optam por serviços que ofereçam mais lançamentos e conteúdos originais.

Confira a evolução de Streaming X TV Paga entre 2014 e 2017:

Fonte: Pesquisa Geek Power (Omelete Group)

A pesquisa reflete os números do setor de TV paga, que seguem em declínio. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), de janeiro de 2016 a janeiro de 2017, os serviços registraram retração de 1,9%. Em números, a queda foi de 364.400 assinantes. Para Marcelo Forlani, diretor de marketing do Omelete Group, o que tem levado muita gente a questionar se ainda vale a pena manter a TV paga foi a necessidade de reduzir custos, aliada à maior oferta de serviços de streaming. “O consumidor está cada vez mais exigente e quer conteúdo de qualidade com bom preço. Quando aliamos isso à mudança de cultura e comportamento dos millenials, acostumados a ter o conteúdo on demand, percebemos que o cenário é irreversível”, analisa o diretor.

A pesquisa Geek Power foi feita pelo Ibope CONECTA e as coletas foram realizadas no site do Omelete de 8 a 17 de novembro de 2017 em um montante de 9.471 entrevistas.

Sobre o Omelete Group:

Maior conglomerado dedicado aos fãs de cultura pop do Brasil, o Omelete Group utiliza seu site, redes sociais e parceiros para atingir mensalmente mais de 9 milhões de pessoas ávidas por novidades dos mundos do cinema, series de TV, games, música e histórias e quadrinhos com textos, vídeos e posts nas redes sociais.

Fazem parte do Omelete Group:

Omelete – site que está no ar desde 2000 e é o maior e mais relevante voltado ao entretenimento. Conta ainda com o maior canal de vídeos do YouTube, o Omeleteve, dedicado a notícias geek do país, com 14 milhões de views mensais, página no Facebook com mais de 2 milhões de fãs e milhares de seguidores no Instagram, Twitter e Snapchat;

CCXP – Comic Con Experience – maior comic con do mundo, reuniu em sua quarta edição 227 mil pessoas nos quatro dias de convenção em 2017, tornando-se referência internacional;

Social Comics – inovador serviço de streaming de histórias em quadrinhos que funciona como a Netflix das HQs.

Loja Mundo Geek – a mais reconhecida loja de produtos licenciados da internet brasileira, com vasto catálogo de produtos, comercialização de ingressos da CCXP e gerenciamento de lojas durante o evento;

Omelete Box – clube de assinaturas mensal que reúne de 5 a 10 produtos nerds, como action figures, camisetas, livros, pôsteres e itens colecionáveis das principais franquias e licenças do mundo, como DC Comics, Harry Potter, Hanna-Barbera e Marvel e Marvel Studios.

The Enemy – plataforma completa dedicada a games, eSports e tecnologia com notícias, artigos, reviews, entrevistas, coberturas de eventos, vídeos e gameplays.

Sobre o CONECTA

CONECTA, referência no comportamento digital, é a plataforma web do IBOPE Inteligência. Seu foco está na fusão do melhor da pesquisa online tradicional, tecnologia para gestão de painéis online – CONECTAí – e soluções interativas e inovadoras de marketing digital. www.conectaibrasil.com.br