Listas: Brasil

A cada quatro anos, o Brasil é envolvido por uma gigantesca ideologia pseudo-patriota, considerando-se que chega a época da Copa do Mundo de futebol, é claro!

Ganhando ou perdendo, quando acaba a copa, simultâneamente acaba aquele espírito “eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor”, o Galvão torra menos a paciência, acabam-se os feriados em dia de jogo, começa a época de eleições e voltamos a denegrir nossa própria imagem (calma eu vou começar a ser mais claro a partir de agora).

A ideia é a seguinte: se grande parcela da sociedade é incapaz de apreciar o lado positivo do nosso país, exceto por um curto prazo de tempo na frente da televisão, faço aqui a minha pequena contribuição para fugir de tal estereótipo. E é por isso que o Listas de hoje traz algumas bandas brasileiras.

Antes que digam “ah! mas algumas dessas bandas cantam em inglês” saiba que esta é apenas uma parte da jornada para exaltar o orgulho nacional! (rs).

Área de cliques:
Artigo antigo
Muito mais bandas nacionais

9 – Silent Cry

Banda de Minas Gerais, mais especificamente, Governador Valadares, que se formou em 1993 e tem ligações com o Symphonic metal e Doom Metal.
Seus integrantes atuais são: Dilpho Castro (Vocais/Guitarra), Fabila Tozi (Vocais), Albenez Carvalho (Guitarra), Roberto Freitas (Baixo), Jefferson Britto (Bateria), Phillipe Dutra (Teclado). No Brasil Silent Cry já abriu shows de bandas como Evergrey, After Forever, Epica e Shaman.

Silent Cry Myspace


8 – Vulcano

Banda de Santos, considerada a primeira banda de Black/Death Metal da América Latina, em atividade desde 1981. Se as coisas não são boas como deveriam no cenário nacional atual, imagine as dificuldades de uma banda de metal extremo para se firmar no começo da década de 80. E foi assim, produzindo suas próprias músicas, e montando a estrutura para seus shows, desde cartazes, que a banda foi trilhando o caminho para todas as outras bandas extremas do Brasil, foi em 1986 que a banda lançou o LP “Bloody Vengeance“, o primeiro álbum de Black Metal nacional. A formação atual conta com Zhema (Guitarra), Luiz Carlos (vocal), Fernando Nonath (guitarra), Diaz (baixo), Arthur Justo (bateria).

Site

7 – Hugin Munin

Claro que não poderia faltar uma banda de Viking Metal na lista, nada melhor do que ser os “Vikings Brothers From The South” como são conhecidos em lugares da Europa.
Formado em 2007, a primeira banda de Viking Metal de São Paulo já tem boa repercussão lá fora, inclusive com apoio de bandas como Krisiun e Korpiklaani. Seus integrantes são: Surt (vocal), Thorgrim (Guitarra), Hjalmar (Guitarra), Sigurd (Baixo), Modi (Bateria). Leia mais AQUI.

Myspace

6 – Stress

Formada em 1974, em Belém, Stress é a primeira banda de Heavy Metal do Brasil! Em recente artigo, nossa escritora beasthrash escreveu sobre a história da banda (CLIQUE AQUI PARA CONFERIR ), portanto hoje fica apenas o registro abaixo da música Coração de Metal!

5 – Tuatha de Danann

Os mineiros de Varginha da Tuatha de Danann são pioneiros da verterte folk metal aqui no Brasil. Formada em 1995 com o nome de Pendragon, a banda sempre teve uma sonoridade voltada à influência celtica, embora no inicio, voltados mais ao Doom Metal. Logo mudaram o nome para Thuata de Dannan, por simbolizar a temática da banda (na mitologia celtica, significa “o povo da deusa Danu“). Entraram para a cena mundial após a participação no Wacken Open Air, que pra quem ainda não sabe, é um festival alemão, e o maior de Heavy Metal do mundo. Os integrantes do Tuatha são Bruno Maia (vocal, guitarra, flauta, violão e mandolin), Rodrigo Berne (guitarra, scream vocal, violão) Giovani Gomes (baixo, scream vocal), Rodrigo Abreu (bateria e percursão), Edgard Brito (teclados), Roger Vaz (violino).

Myspace


4 – Obskure

Continuando a saga de bandas nordestinas, Obskure é uma banda cearence de Death Metal formada em 1989 pelos irmãos Ximenes, e que está em atividade até hoje. Foi uma das pioneiras na fusão entre o metal extremo e o melodic/death, variando entre vocais guturais e liricos, e a incorporação de teclados em suas músicas.
Os integrantes são: Germano Monteiro (vocais), Amaudson Ximenes (guitarra base), Daniel Boyadjian (guitarra solo), Jolson Ximenes (baixo), Wilker Dângelo (bateria), Fábio Barros (teclados).

Myspace

3 – Krisiun

Um dia, por influência de um irmão mais velho, três irmãos (Alex Camargo, Max Kolesne, Moyses Kolesne) decidiram formar uma banda de metal em Ijuí, no Rio Grande do Sul, e atualmente esta banda é uma das bandas de maior repercussão internacional que o Brasil tem. um bom exemplo são os 120 shows da turnê que a banda realizou no ano de 2000, a mais extensa já feita por um grupo brasileiro, que passou pela Europa, Estados Unidos e Brasil.

Site Oficial

2 – Sepultura

Podem falar o que quiser, que o Sepultura falava mal dos brasileiros lá fora, e que hoje em dia eles não são sombra do que já foram. Mas é esta banda, criada em 1984 pelos irmãos Cavalera em Belo Horizonte, a responsável em mostrar para o mundo o Metal Brasileiro. A formação atual conta com Derrick Green, Andreas Kisser, Paulo Jr. e Jean Dolabella.

Site Oficial


1 – Angra

Em 1991, Toninho Pirani, então proprietário da Rock Brigade, decidiu aproveitar o auge do Metal Melódico e formar uma banda brasileira com tais elementos do gênero. O fato é que deu certo, o Angra foi um grande expoente musical no Brasil, Europa e principalmente no Japão. Mesmo com grandes mudanças de formação ao longo de sua história, o Angra ainda é uma fortíssima banda nesse cenário. Atualmente a banda conta com Edu Falaschi, Ricardo Confessori, Felipe Andreoli, Kiko Loureiro, Rafael Bittencourt.

Site Oficial

Até a próxima!

Tags: Listas

Comentários:

Sobre o autor:

Eduardo Escobar:
Paulistano, trabalha com TI e é um eterno estudante de Ciência da Computação. Vocalista nas horas vagas, foi iniciado pelo Iron Maiden há muito tempo, curte Futebol, Truco, Poker, Stoner/Sludge/Doom Metal mas não dispensa bandas de outras vertentes. Aqui na A ILHA DO METAL, é responsável pela parte administrativa do site, mas também publica conteúdo.@eduescobar Facebook

já escreveu 2090 artigos para a Ilha do Metal.