Jailhouse Rock: de trilha de filme a clássico do Rock ‘n’ Roll

É bem provável que você já tenha escutado qualquer uma das infinitas versões de Jailhouse Rock. A música foi composta por Jerry Leiber e Mike Stoller, gravada por Elvis Presley e lançada em setembro de 1957 sob a forma de single, com a faixa Treat Me Nice, também composta pela dupla Leiber/Stoller, como lado B.

Single Jailhouse Rock
Mick Stoller e Jerry Leiber

Jailhouse Rock se tornou então um dos grandes clássicos de Presley, alcançou o topo das paradas britânicas e foi tema do filme homônimo (em português, “Prisioneiro do Rock”), lançado um mês depois do single. Foi o segundo filme da chamada “trilogia rebelde” e o terceiro da carreira do rei como ator.

Jerry Leiber, Elvis Presley e Mike Stoller

Em uma época que os tradicionais filmes bailados de Fred Astaire e Gene Kelly estavam em baixa, a MGM, conhecida por fazer os musicais mais célebres da história do cinema americano, convida Elvis para protagonizar Jailhouse Rock, na tentativa (certeira) de adaptar o gênero musical para a linguagem juvenil da época, marcando ali toda uma geração.

Poster original do filme, 1957

A coreografia foi elaborada pelo próprio Elvis e a cena em que Jailhouse Rock é apresentada ficou eternizada na história do cinema e do próprio rock ‘n’ roll, representando o melhor momento do cantor na sétima arte. Inclusive, a imagem de Elvis vestido de presidiário se tornou icônica para a cultura pop global.

Elvis Presley no papel de Vince Everett, imagem eternizada do rei

Além da música título, Treat Me Nice também compõe a trilha da película e conta com a participação do próprio Mike Stoller como figurante da cena em que é executada. Além disso, Stoller participou da gravação em estúdio da trilha sonora completa, lançada em EP.

EP Jailhouse Rock, trilha sonora do filme

Conta-se que, ao escrever Jailhouse Rock, seus autores queriam “imitar o som de pedras quebrando”. Além dela, Leiber e Stoller entregaram ao mundo outras pérolas, como On Broadway, que a dupla compôs em parceria com Mann e Weil; e Stand By Me, composta com o próprio Ben E. King.

Leiber e Stoller em 2009. Imagem: Neilson Barnard

Em 2009, a biografia Hound Dog é publicada, trabalho essencial para quem deseja saber mais sobre esses dois grandes compositores, cujas músicas foram interpretadas por ninguém menos que Frank Sinatra, Fats DominoÉdith PiafGeorge Benson e, claro, o próprio Elvis.

Hound Dog, a autobiografia de Leiber e Stoller

Em agosto deste ano, o mundo se despediu de Jerry Leiber, um dos mais importantes compositores da história o rock, mas a contagiante Jailhouse Rock ficou mundialmente conhecida com a interpretação visceral de Elvis Presley, foi responsável por representar toda uma época e ganhou inúmeras versões. Clássico absoluto.

Elvis Presley – Jailhouse Rock (1957)

Carl Perkins

Dean Carter

Jeff Beck Group

Jerry Lee Lewis

Mötley Crüe

Patti Smith

Suzi Quatro

Queen

The Animals

The Blues Brothers

Twisted Sister

ZZ Top

A também consagrada Hound Dog ganhou inúmeras versões:

Elvis Presley – Hound Dog (1956)

Bon Jovi, Cinderella e Scorpions

Eric Clapton

Frank Zappa

Jeff Beck

Jerry Lee Lewis

Jimi Hendrix Experience

John Lennon

Little Richard (feat Jimi Hendrix)

Uriah Heep

Outras músicas assinadas pela dupla Leiber/Stoller:

– Don’t:

David Gilmour

Elvis Presley

– Love Potion #9:

Ian Gillan & The Javelins

Ronnie Dio & The Prophets

Tygers of Pan Tang

– Stand By Me:

Jimi Hendrix

John Lennon

Led Zeppelin

– Trouble:

Danzig

Elvis Presley

Samhain

Suzi Quatro

– (You’re So Square) Baby I Don’t Care:

Buddy Holly & The Crickets

Elvis Presley

Joni Mitchell

Queen

Outros intérpretes dos trabalhos da dupla:

Alice Cooper (Jailhouse Rock); David Bowie (I Keep Forgettin’ e On Broadway); Etta James (Hound Dog e Tears of Joy); Paul Rodgers (On Broadway); Raul Seixas ((You’re So Square) Baby, I Don’t Care); Red Hot Chili Peppers (Fools Fall in Love); Rita Lee (Erva Venenosa, versão para Poison Ivy) e muitos outros.

 

FONTE

Leiber Stoller Official website

The New York Times