Biblioteca da Ilha – On the Road

On The Road (Pé na Estrada, em português) é certamente o mais importante livro da segunda metade do século XX.
Influenciou de mais a mais, todos os subgêneros do rock, e obviamente, gerações de jovens pelo mundo todo.
Jack Kerouac é o principal expoente da Geração Beat, e sendo assim, embrião de todo o Movimento Hippie. E On The Road, lançado pela primeira vez em 1957, é sua obra-prima.

Mas, qual a grande coisa desse livro?
Com sua história passada na década de quarenta, ele retrata o sonho de 7 em cada 10 jovens do mundo todo, colocar uma mochila nas costas e botar o pé na estrada, sem olhar para traz, apenas seguindo em frente, pra onde o vento levar.

E, de que modo esse livro fez tudo isso?
Ele escancarou ao mundo o lado sombrio do sonho americano, a partir da viagem de dois jovens – Sal Paradise e Dean Moriaty – que atravessaram os Estados Unidos de costa a costa.
Acredita-se que Sal Paradise, o personagem principal, seja o próprio Jack Kerouac.
Também são encontrados no livro alguns escritores na forma de personagens – Allen Ginsberg, como Carlo Marx, e William Burroughs, como Old Bull Lee.

O livro infelizmente ainda não tem um filme, porém a anos rolam boatos sobre a adaptação desse clássico da literatura mundial para a sétima arte. E segundo o site a da Folha, o filme está em fase de pré produção, com Walter Salles, Jose Rivera, Francis Ford Coppola, Rebecca Yeldham, Robert Rock e John H. Williams na equipe de produção.