Aniversario de lançamento de Paranoid.

Dia 18 de Setembro é um dia extremamente importante na história do metal. Há exatamente 39 anos, o Black Sabbath, lançava seu segundo álbum: Paranoid. O que significa este álbum na história do metal? Bom, para muitos, ele é simplesmente o primeiro álbum que podemos chamar efetivamente de Heavy Metal. Alguns podem até discordar disso, mas independentemente de ser ou não o álbum fundador do Metal, sua importância é indiscutível. Este álbum contém três hits: War Pigs, Iron Man e a musica titulo. Qualquer leigo com relação ao mundo do Rock/Metal conhece pelo menos Iron Man e Paranoid, seus riffs são bastante marcantes e estão ao lado de Smoke On the Water e Immigrant Song entre os mais tocados. Mesmo que não tenha sido o primeiro álbum de metal, foi o primeiro a atingir No. 1 entre os álbuns mais vendidos do Reino Unido. Este feito só foi igualado por outro álbum de metal 11 anos depois [Led Zeppellin, Deep Purple e Alice Cooper o fizeram antes, mas não creio que possamos chamar a musica destas bandas de Heavy Metal] com o álbum No Sleep Till Hammersmith, do Mötorhead e só foi superado pelo The Number of the Beast, do Iron Maiden, lançado em 1983.
O Black Sabbath já havia conseguido um resultado expressivo com seu primeiro álbum Black Sabbath, atingindo um oitavo lugar no UK Album Chart, porém este primeiro álbum ainda não pode ser chamado de metal, e é indiscutível o quanto o Paranoid fez a banda estourar. Este álbum é considerado até hoje um dos maiores ícones do Heavy Metal, e é obrigatório na coleção de qualquer Metalhead que se preze! (Mesmo eu ainda não tendo comprado o meu!)
Alguns escutando hoje o considerem um álbum bastante clichê e batido, e que suas musicas já cansaram, porem vale lembrar que TUDO que existe no mundo do Heavy Metal descende diretamente ou indiretamente dele, e que em seu momento ele foi deveras gorundbreaker, muito mais do que qualquer outro álbum na cena do Metal.
Feliz aniversario ao Paranoid, feliz aniversario ao Heavy Metal!