Bandas Nacionais: Reviolence

Thrash Metal rápido, técnico e com muitas doses de Heavy Metal Tradicional. Essa é a fórmula que a banda REVIOLENCE vem usando ao longo da carreira de quase 10 anos, e com essa formula, o Reviolence conseguiu abocanhar a admiração de uma das figuras importantes do Thrash Metal mundial como Gerre (Andreas Geremia), vocalista da banda alemã Tankard e inúmeros fãs no Brasile na Europa, e trazendo em sua discografia os EPs “In Pieces”(2003), “Violent Phoenix”(2007), o álbum ModernBeast (2009) e o single King of the Night (2010).

Dentre muitas outras dificuldades que as bandas da cena underground enfrentam para conseguir um lugar ao sol, a mudança frequente no lineup (em especial aos que ocuparam o posto de vocalista) com certeza foram umas das pedras no caminho da Reviolence.

“O Reviolence vem trabalhando há praticamente 10 anos, e como qualquer outra banda no Brasil enfrentou todos os problemas que todas as bandas já passaram. Como eu já disse em outras entrevistas , as trocas de vocalistas, cada qual com seu motivo para se desligar da banda, nunca afetaram a estabilidade do nome do Reviolence no cenário.

Nossa sonoridade sempre esteve intacta ,porque nossa base instrumental sempre foi sólida ,garantida pelo trabalho incessante feito pelo guitarrista Guilherme Spilack e por mim nestes anos. Nossa musica sempre caminhou em rumo a evoluir em cada trabalho.

Eu estou no Reviolence desde o seu primeiro segundo de vida e tenho uma visão muito particular e comparativa da banda em seu inicio e do que somos hoje como banda, eu vejo crescimento até aqui e é claro precisamos ir muito mais além.”, comenta o baterista e fundador da banda Edson Graseffi.

Em 2012 o Reviolence volta novamente a tona anunciando a entrada do novo vocalista Rafael Moreira.O mineiro que deixou a tranquilidade de Barroso (MG) para adentrar ao caos paulistano , agora empresta à Reviolence os mais de 10 anos dedicados ao metal pesado, tendo atuado como vocalista das bandas Sacrament (Thrash Metal) , Celebration Of Evil (Death Metal) , e Upstairs (Thrash/Grove) , com sua performance sempre muito bem elogiada pela mídia como um frontman de extrema qualidade.

Rafael conta um pouco de como foi sua entrada para o Reviolence : “Quando recebi o convite pra fazer um teste no Reviolence eu realmente ainda não conhecia a real sonoridade da banda e de certa forma fiquei um pouco receoso em alguns momentos porque em minhas bandas anteriores eu fazia um som mais pesado se comparado ao que eles executavam inclusive no ultimo album “Modern Beast” .

Após conhecer um pouco a historia vi que tanto o Edson ( bateria) como o Guilherme (guitarra) queriam algo novo na banda ,encarei isso como uma missão, ou seja trazer um pouco da minha experiência e agregar ao que eles procuravam e isso casou muito bem.”

A entrada de Rafael leva a crer que boas mudanças estão por vir pela Reviolence. Os que conferiram a mudança no Lineup da banda perceberam a nítida injeção de sangue novo ao grupo, e talvez represente uma nova e promissora fase para o grupo.

Edson acrescenta: “Nós temos nos mantido ativos sempre, lançando material novo em períodos relativamente curtos, acredito que tudo isso foi o que manteve nossa integridade como banda e nos trouxe a possibilidade de hoje ter um frontman como o Rafa Moreira que realmente trouxe um novo gás para o som do Reviolence.Trouxe uma identidade mais agressiva que o som da banda precisava.
Sua voz e forma de cantar deu um grande peso a nossa forma de compor, acredito que os fãs do Metal pesado e técnico vão pirar nesse novo álbum.”

As recentes apresentações do Reviolence no Blackmore Rock Bar (18/11/2011) e no Metal Militia (Inferno Clube) (24/11/2011) renderam excelentes críticas pela mídia especializada presente no evento:

“(…) o que se viu foram composições próprias, sendo executados com uma agressividade e energia incríveis! O destaque nítido fica por conta do vocalista Rafael, mais um que domina todos os espaços do palco, canta como um demônio e sabe se comunicar com o público entre as músicas!” (Portal do Inferno – http://goo.gl/WdATI)

“(…) entra em cena o REVIOLENCE que apresentava ali seu mais novo frontman, Rafael Moreira (ex-Upstairs e Sacrament, ambas de Minas Gerais), dotado de notáveis performances cênica e vocal.” (Whiplash! – http://goo.gl/37nVC)

Rafael comenta: “Quando me mudei pra SP a 4 meses encontrei uma banda que já tinha a base musical do seu novo cd toda composta pelo grupo e sendo assim eu não tinha muito o que palpitar na sonoridade.Tivemos alguns ensaios e reuniões e algumas coisas foram esclarecidas, e então me senti mais a vontade pra colocar um pouco da minha identidade ao que tinham feito, montei as letras em parceria com o Edson me baseando em alguns textos que me enviaram, e fiz como achei melhor sempre ouvindo opinião de todos. O resultado ficou bacana e satisfatório pra todos portanto o que posso deixar adiantado é que o novo cd do Reviolence agradará um público amplo que pode curtir desde Thrash até Stoner e heavy metal tradicional.”

A formação atual conta com: Rafael Moreira (Vocais) , Guilherme Spilack (guitarras), Bernardo Powaga (baixo) e Edson Graseffi (bateria) , e seguem trabalhando em seu novo álbum (título e faixas ainda não divulgados) com previsão de lançamento ainda para o primeiro semeste de 2012 . Enquanto finalizam o novo álbum, a banda disponibilizou no myspace oficial, novas versões das musicas “Modern beast”, “Virtual Hero” e “Warning hell” já com o novo Vocalista.

Sites Relacionados:

www.myspace.com/reviolence
www.metalmedia.com.br/reviolence
www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=882341
www.twitter.com/Reviolence
www.facebook.com/group.php?gid=100753526633157