Bandas Nacionais: Polaris

Aos muitos que pensam que para se fazer metal tradicional de qualidade era preciso ter vivido os saudosos anos 80, fica aqui uma baita comprovação do contrario:


Polaris é uma banda Paulista de Thrash Metal clássico fundada em 2009, e apesar da pouca idade dos membros (que tem em média 16 anos), eles sabem muito bem a receita de como se fazer metal em meio a uma nova geração que em busca de “inovações” às vezes se afasta das raízes que mantém o metal vivo.

Como grande parte das bandas, o Polaris surgiu como tributo tendo Matheus Graef (Vocal/Guitarra), Murilo Guarnieri(Guitarra) e Nicholas Gialluca(Bateria), tocando covers de Megadeth. A brincadeira ficou séria e em 2011 começaram as composições próprias, mas faltava um baixista!Então ainda em 2011 Henrique Melo (conhecido como Eno) ingressou na banda como baixista e adicionou uma pitada de tempero às composições, introduzindo suas próprias viradas nas linhas de baixo.
Mas o que me chamou a atenção nesta banda, foi a maturidade que a rapaziada teve de nesse curto tempo, saltando de um projeto cover, pra uma banda autoral e no mesmo ano ter cinco musicas compostas e gravadas, lançando então o EP “Running Away”, que apesar de ter sua divulgação feita no velho estilo “mão a mão”, conseguiu boas resenhas, recheado de ótimas influencias como Metallica, Megadeth, Motörhead e Iron Maiden.

Em São Paulo (cidade em que há shows a todo o momento, e 30% são de bandas gringas ou nacionais muito conhecidas, outros 60% bandas cover e uns 10% bandas autorais do underground), as chances de uma banda tão jovem de estrada conseguir shows são bem reduzidas, mas mesmo assim o Polaris vem se apresentando em diversos shows e festivais na região (se você frequenta o Manifesto Rock Bar, talvez já tenha visto a banda ao vivo).


E é ao vivo que entra em cena um membro (seria mesmo essa a melhor palavra?) curioso: O Mascote de estimação da banda.Na verdade se trata de um “ser” vestido de gorila, que surge no palco quando o grupo toca a faixa “Thrashing Beast of Metal”. Então ao soar dos riffs iniciais a “fera” entra em cena, agitando com o público headbanger.

Em 2012 o grupo participou das eliminatórias do Manifesto Rock Fest e há poucos dias lançou o vídeo clipe da faixa “Running Away (que pode ser visto no final desta matéria) que já ultrapassa 2.000 acessos. Com certeza ainda há um longo caminho de amadurecimento e aprimoramento que o Polaris terá de enfrentar: Afinal estamos falando de HEAVY METAL BRASILEIRO, e não conheço banda alguma que não teve de derramar ao menos uma gota de suor e passado perrengue em algum momento!

Do mais, nos resta esperar pelo lançamento de “Cold Blooded Justice” que virá a ser o primeiro Full da banda , com previsão de lançamento ainda em 2012.Enquanto não sai, confiram abaixo o videoclipe da musica que considero a melhor do EP dos Rapazes: