Bandas Nacionais: Ecliptyka

A ECLIPTYKA iniciou suas atividades em 1998 e apresenta um som único com melodias marcantes, vocais dinâmicos de Helena Martins e Hélio Valisc acompanhados de vocais agressivos de Guilherme Bollini, riffs criativos seguidos por bateria e baixo com pegada forte. A banda tem como influências várias vertentes do Metal, tais como Power Metal, Death Metal, Prog Metal, Heavy Metal Melódico, Metalcore e Hard Rock.

As letras, assim como a banda, têm como objetivo expressar sentimentos e idéias, visando também um ideal de conscientização dos problemas atuais.

A ECLIPTYKA se destaca pelo interior do estado de São Paulo e dividiu palco com bandas conceituadas do cenário do Metal brasileiro como Dr. Sin, Tuatha de Danann, Fire Diamond, Seven Angels, Just, Suprema, Hellish War, Mindflow, entre outras. Realizou alguns shows de destaque em diversas cidades, como Itatiba, São Caetano do Sul, Itupeva, Extrema, Piracicaba, Rio Claro, Salto, Cabreúva, Vinhedo, Valinhos, Campinas, São Paulo e Jundiaí, sendo esta última o principal foco das apresentações e sua cidade natal.

No final de 2007, a banda lançou seu primeiro cd-demo, entitulado “The First Petal Falls” de forma totalmente independente. O cd contém cinco músicas próprias: “Wept Tears”, “Time Makes us Free”, “Feelings From Destiny”, “Rest Warrior” e “Unleash Me”; além de uma faixa multimídia com o vídeo-clipe da música “Unleash
Me”.

Em julho de 2008, a banda realizou uma turnê pela Europa, passando por cidades da Alemanha e Bélgica, onde participou de grandes festivais com bandas importantes do cenário mundial como Orden Ogan, por exemplo. A turnê obteve uma ótima repercussão tanto do público quanto da mídia internacional.

A banda concedeu entrevistas à programas televisivos como Sleevers, Rock Forever e Cult Shake, de rádio como para a Difusora e Nova Rádio Web e foi considerada uma das melhores bandas nacionais de 2008 pelo colunista da TV Tribuna, Costábile Salzano Jr. A banda participou de festivais importantes do
cenário nacional, como Rock Feminino de 2009, e recentemente fez o show de abertura para banda holandesa Delain, em São Paulo. A banda conta com a assessoria de imprensa da MS Metal Press, empresa responsável por esses serviços de bandas como Angra, Almah, Shaman, Bittencourt Project, entre outras.

Atualmente a banda está realizando shows de divulgação de seu novo álbum intitulado ‘’A Tale of Decadence’’, lançado no Brasil em março de 2011 pela Die Hard Records. Tal álbum possui uma temática atual, com músicas que falam sobre a destruição do Planeta pelo ser humano, crueldade contra animais, política e guerra. Tais letras têm o objetivo de disseminar tais questões, que são tão urgentes nos dias de hoje, e fazer com que seja dada maior atenção a elas pelo público.

O objetivo da ECLIPTYKA é fazer músicas da mais alta qualidade possível, visando acima de tudo reconhecimento, realização pessoal e profissional além de expressar seu ideal ao público.

Formação Atual:
Helena Martins (voz principal)
Hélio Valisc (guitarra e backing vocals)
Guilherme Bollini (guitarras e backing vocals)
Eric Zambonini (baixo e backing vocals)
Tiago Catalá (bateria)

Confira as músicas da banda no Myspace.